Fundação Universidade de Brasília – FUB
Dr. Henrique Llacer Roig
Geólogo (Uerj, 1988), Mestre em Metalogênese (UNICAMP, 1993), Doutor em Geociências (UnB, 2005), Pesquisador da Jonh D. and Catherine T. MacArthur Foundation (vinculado a USP/UNICAMP, 1993-1995), Professor Assistente (Uerj, 1995-2004), Coordenador de Geologia e Recursos Minerais (Ministério de Minas e Energia, 2005-2006), Professor Adjunto (Uerj, 2005-2007), Coordenador do Programa de Pós-graduação em Geociências do Instituto de Geociências (2009/10). Atualmente é Professor Associado 1 do Instituto de Geociências da UnB atuando na área de Geotecnologia aplicada ao meio ambiente.
roig@unb.com
Dr. Rejane Ennes Cicereli
Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) (2005), mestrado e doutorado em Ciências Cartográficas pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto na análise e modelagem do meio ambiente. Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília – UnB
rejaneig@unb.br
Ms. Ilanna de Souza Rego
Bacharel em Oceanografia pelo Instituto de Ciências do Mar -LABOMAR/Universidade Federal do Ceará- UFC. Durante a graduação participou de diversas atividades, dentre elas: geoprocessamento; sedimentologia marinha; monitoria (Oceanografia Química); Programa de Educação Tutorial ? PET do curso de oceanografia-UFC; embarque supervisionado na Marinha do Brasil desenvolvendo atividades de pesquisa no Navio Hidroceanográfico Cruzeiro do Sul – Marinha do Brasil na Comissão PIRATA EXTRA; atividades de monitoramento ambiental no Projeto Plano Básico Ambiental da Obra de Aprofundamento do Porto de Fortaleza, financiado pela Companhia Docas do Ceará (CDC) / SEAP . Atualmente, cursa o mestrado em geociências na área de geoprocessamento e análise ambiental com enfoque na análise de qualidade de água via sensores remotos ( Instituto de Geociências/ Universidade de Brasília -UnB). No mestrado participou como pesquisadora no Projeto AQUASENSE, exercendo atividade de geoprocessamento e análise ambiental com foco na análise da qualidade da água por meio de sensoriamento remoto no Instituto de Geociências da Universidade de Brasília .Tem habilidades com softwares e técnicas de geoprocessamento (ENVI, ArcGIS, SIG, Processamento de imagens multi e hiperespectrais, sensoriamento remoto, mapeamentos, geoprocessamento e georeferenciamento, análise de dados ambientais e banco de dados espaciais);
ilanna_rego@hotmail.com
Ms. Diogo Olivetti
Bacharel em Geografia e Mestre em Ecologia e Tecnologia Ambiental, ambos pela Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geociências Aplicadas, área de concentração em Geoprocessamento e Análise Ambiental, pela Universidade de Brasília – UnB. Experiência e atuação em modelagem de erosão hídrica, análise espacial e temporal do uso do solo/cobertura vegetal e levantamento e integração de dados ambientais com técnicas de Sensoriamento Remoto e SIG.
di_olivetti@hotmail.com
Ms. Henrique Bernini
Possui graduação e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2008), com a linha de pesquisa em Meio Físico e Desenvolvimento Sustentável. Na Faculdade de Rondônia – FARO foi professor da disciplina de Hidrologia para o curso de Engenharia Civil e na Engenharia Florestal lecionou as disciplinas de Cartografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento. Atualmente é membro pesquisador da Coordenação de Pesquisa e Extensão desta mesma Instituição de Ensino Superior e cursa doutorado na modalidade cotutela em Geociências Aplicadas no Instituto de Geociências da Universidade de Brasilia – UnB e “Sciences de l’Univers, de l’Environnement et de l’Espace” na “Université Paul Sebatier 3 – Toulouse”, desenvolvendo as atividades no Laboratório de Sensoriamento Remoto e Analise Espacial (LSRAE/IG/UnB) e no “Laboratoire Geoscience Environement Toulouse” do “Observatoire Midi-Pyrénées” (GET/OMP/UPS-3). Como pesquisador além das atividades pela FARO, atuou como pesquisador DTI no Grupo de Pesquisas em Hidrologia de rios Amazônicos desenvolvendo pesquisas em monitoramento hidrológico de grandes rios e drenagem urbana utilizando geoprocessamento e sensoriamento remoto no Centro Regional do Sistema de Proteção da Amazônia – SIPAM em Porto Velho-RO. No Biênio 2015/2016 coordenou a Comissão de Engenharia de Sedimentos da Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRH. Possui experiência na área de Geoprocessamento e Hidrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Monitoramento Hidrológico, Hidrossedimentologia, Sensoriamento Remoto e Sistema Informação Geográfica – SIG.
Giancalo Chelotti
giancarlo.chelotti@gmail.com
João Vitor
jvqm.apoena@gmail.com
Dr. Raul Espinoza Villar
Possui graduação em Ingenieria Agrícola – Universidad Nacional Agraria La Molina (2000), mestrado em MAESTRÍA EN RECURSOS HÍDRICOS – Universidad Nacional Agraria La Molina (2008) e doutorado em Geociências Aplicadas pela Universidade de Brasília (2013). Tem experiência na área de , atuando principalmente nos seguintes temas: descarga de sedimentos, eutrofización, espectrorradiometría, cor d?água e concentração de sedimentos.
raul_ev@hotmail.com
Rogério Baptista de Sousa
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geociências Aplicadas – Geoprocessamento e Análise Ambiental – UNB
Especialização em Gestão e Desenvolvimento de Sistemas de informação – Faculdade JK;
Graduação em Tecnologia em Segurança da Informação – UNICESP – DF;
Técnico em Educação de Nível Superior – FUB;
Experiência Bancos de Dados e Bancos de Dados espaciais;
Experiência em desenvolvimento de sistemas;Cynthia de Souza Marinho
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geociências Aplicadas, área de concentração em Geoprocessamento e Análise Ambiental, pela Universidade de Brasília (UnB); graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE (2017); intercâmbio na Universidade do Arizona, Estados Unidos (2014-2015); curso técnico integrado em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE (2010); experiência com radar orbital no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) de Brasília (2017-2018); monitoria na disciplina de Cartografia e Geoprocessamento na UFRPE (4 semestres); estágio no laboratório de Geoprocessamento da EMBRAPA; Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Agronomia da UFRPE (2013-2014); Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) no laboratório de Química dos Solos da UFRPE (2011-2013).
Henrique Dantas Borges
Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade de Brasília e especialização em Geoprocessamento Ambiental pela mesma instituição. Realizou intercâmbio sanduíche na Universidade de Melbourne, Austrália. Atualmente é mestrando do programa de Pós-Graduação em Geociências Aplicadas da UnB, área de concentração em Geoprocessamento e Análise Ambiental, atuando com sensoriamento remoto da água e técnicas de radiometria de campo.
Raphael Augusto das Chagas Noqueli Casari
Graduado em Engenharia de Energia pela Universidade de Brasília (2016). Atua como consultor, tendo como principal cliente a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa onde desenvolve tecnologias e procedimentos para caracterização de plantas em campo com o uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas. Foi estagiário da Embrapa Agroenergia, onde trabalhou no desenvolvimento de procedimentos para fenotipagem de genótipos de milho quanto à tolerância ao déficit hídrico utilizando imagens da parte aérea.(12/2014-04/2016). Possui conhecimentos em: (i) Engenharia de Energia,(ii) Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas(RPAS), (iv) Sistemas de captura de imagens multiespectrais, hiperespectais e termais, (v) Processamento de imagens obtidas por RPAS.
Leandro de Almeida Salles
Possui graduação em Engenharia Florestal (2009), Especialização em Geoprocessamento Ambiental (2012), e mestrado em Ciências Florestais (2012) pela Universidade de Brasília . Atualmente faz o curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geociências Aplicadas na Universidade de Brasília. Também é analista de atividades do meio ambiente do Instituto Brasília Ambiental. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Engenharia Florestal e Geociências Aplicadas, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, sensoriamento remoto, modelagem hidrológica, inventário florestal, recuperação de áreas degradadas, administração florestal e política florestal.
Diego R. A. e Santos
Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade FUMEC (2012), Especialização em Gestão de Projetos Ambientais pelo Instituto de Educação Tecnológica – IETEC (2014) e Especialização em Geoprocessamento pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais – IGC-UFMG (2015). Tem experiência em elaboração e acompanhamento de projetos e diagnósticos ambientais, tendo atuado, principalmente, no mapeamento temático, estudos hidrológicos e climáticos. Atualmente cursa Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Geociências Aplicadas do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília – IG-UnB, na área de concentração Geoprocessamento e Análise Ambiental, com foco em Sensoriamento Remoto aplicado ao monitoramento de recursos hídricos.
Institut de Recherce pour le développement – IRD
Dr. Jean- Michel Martinez
Possui graduação em Física – Universite de Montpellier 2 Sciences et Techniques (1995), mestrado em Méthodes physique en télédétection – Universite de Paris VII – Universite Denis Diderot (1997) e doutorado em Ciencias Florestais – Ecole Nationale Du Genie Rural Des Eaux Et Des Forets (2000). Atualmente é professor visitante da Universidade de Brasília e pesquisador do Institut de Recherche pour le Développement, Instituto do governo Francês. No Brasil, ele atua em 3 diferentes projetos ligados ao monitoramento dos recursos hídricos por satélite.
martinez@ird.fr
Dr. Sylvan Pinet
sylvainpinet@yahoo.fr
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – Funceme
Dr. Eduardo Sávio
Eduardo Sávio Passos Rodrigues Martins concluiu o doutorado em School of Civil and Environmental Engineering – Cornell University em 2001. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará e Presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos e professor colaborador na Pós-graduação em Clima e Energia da Universidade Estadual do Ceará. O pesquisador tem publicado artigos em periódicos especializados, em anais de eventos no Brasil e no Exterior, e ainda pubicado livros e capítulo de livros. O mesmo tem elaborado ou participado da elaboração de softwares e outros itens de produção técnica. Orientou dissertações de mestrado e doutorado nas áreas de Engenharia Sanitária, Meteorologia, Engenharia Agrícola e Agronomia. Em 2003 recebeu o prêmio Jovem Cientista, categoria Orientador. O pesquisador tem participado de vários projetos de pesquisa, sendo coordenador de muitos deles. Atualmente é representante da International Association for Hydrological Sciences (IAHS) no Brasil. Atua na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Hidrologia. Em suas atividades profissionais interagiu com vários colaboradores do Brasil e exterior em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Hidrologia, Hidráulica, Análise de Freqüência Local e Regional, Análise Bayesiana, Recursos Hídricos, Previsão de Afluências, Otimização e Operação de Sistemas de Reservatórios.
espr.martins@gmail.com
Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Dr. Carlos Ruberto
Engenheiro civil graduado pela Universidade Federal de Alagoas. Desenvolveu sua dissertação de mestrado e tese de doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental no Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em parceria com o grupo de ecologia aquática da Universidade de Wageningen/Holanda e com o Instituto de Pesquisas Ambientais da Universidade de Åarhus/Dinamarca. Seus estudos apresentam uma abordagem sistemática de ecossistemas aquáticos continentais tais como rios, lagos, estuários e reservatórios, através da modelagem matemática multidiscliplinar que integra Hidrologia, Ecologia e Limnologia com a finalidade de subsidiar o processo de tomada de decisão para o planejamento e gerenciamento integrado de recursos hídricos. Atualmente é professor e pesquisador do Centro de Tecnologia (CTEC) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
crubertofj@hotmail.com
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Fundação Universidade do Amazonas – FUA
Naziano Fillizola
Naziano Filizola é Doutor em Hidrologia & Geologia pela Universidade Paul Sabatier – Toulouse III, França (UPS, 2003, com Menção Honrosa). Atualmente é Professor de Geografia Física (Graduação e Pós-Graduação) na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Coordena o Laboratório de Potamologia Amazônica (LAPA/UFAM) é líder do Grupo de pesquisas Hidrossistemas e o Homem na Amazônia (H2A/UFAM) e colabora como docente no Programa de Pós-Graduação em Clima e Ambiente do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (CLIAMB/INPA). Atua em projetos de pesquisa na temática da Dinâmica – Geomorfologia Fluvial e da Gestão de Recursos Hídricos na Amazônia desde os anos 90. Através desses projetos organizou e realizou dezenas de expedições de campo em diversos rios da Amazônia e tem publicado mais de 100 trabalhos técnicos e científicos. É membro do Comitê Técnico do Fundo Amazônia, do Comitê Científico do Programa Governamental de Cooperação Internacional LBA e da coordenação do Consórcio Científico SO-HYBAM, todos voltados para a realização de estudos ambientais na Amazônia. Também é membro do Comitê Estadual de Recursos Hídricos do Amazonas e do Comitê Gestor do Parque Nacional de Anavilhanas no Rio Negro-AM. Atuou também como Assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFAM (2013 a 2017), como Assessor da Direção da Agência Nacional de Águas (ANA, de 2003 a 2004) e da Comissão de Hidrologia da Organização Mundial de Meteorologia (1997 a 2001), bem como foi membro do grupo de gestão da rede hidrométrica nacional (1993 a 2005).
naziano.fillizola@yahoo.com.br