
Atividades – UnB e UFAM
– Diogo Olivetti
Na semana do dia 23 de abril ocorreu, na região metropolitana de Manaus, o primeiro encontro de atividades entre as instituições Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM), conforme previsto no projeto AQUASENSE. As atividades realizadas foram duas campanhas de campo, nos municípios de Manacapuru-AM e Manaus-AM (Figura 1) para levantamento de dados de Sensoriamento Remoto – qualidade da água e um curso sobre Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT ou Drone, mais popularmente conhecido).
As campanhas de campo ocorreram nos dias 24 e 25. No primeiro dia, no município de Manacapuru-AM, foi monitorada uma área (Figura 2) com alto contraste dos principais parâmetros de qualidade da água monitorados por técnicas de sensoriamento remoto – Sólidos Suspensos Totais (TSS), Clorofila-a (Chl-a) e Matéria Orgânica Colorida Dissolvida (CDOM). Um aerolevantamento foi feito com o VANT Disco-Pro AG (http://aquasense.igd.unb.br/equipamentos/campo/vant/disco-pro-ag/) e a micro câmera multiespectral Parrot Sequoia, dados de sensoriamento remoto in situ foram obtidos com o espectroradiometro de campo TriOS RAMSES (http://aquasense.igd.unb.br/equipamentos/campo/radiometros/) e amostras de água foram coletadas para análise nos laboratórios de qualidade da água e central analítica da UFAM. Participaram dessas atividades Docentes e Discentes (pós-graduandos) da UnB e UFAM.
No dia 25, uma campanha semelhante foi feita no encontro das águas, confluência entre os Rios Negro e Solimões (Figura 3). Desta vez o objetivo foi avaliar o contraste entre as águas escuras do Rio negro e as águas turvas do Rio Solimões. Nessa área o aerolevantamento foi feito por um VANT multirrotor Phantom 4 (http://aquasense.igd.unb.br/equipamentos/campo/vant/dji-phantom-4/), no qual a câmera Parrot SEQUOIA foi acoplada por uma adaptação, uma vez que á área era imprópria para pouso com VANT de asa fixa.
Nos dias 26 e 27 foi ministrado, no Instituto de Geociências da UFAM, pelo M.e Alexandre Moreno (Pós graduado lato e stricto senso, do Instituto de Geociências da UnB, com pesquisas aplicadas em VAN), um curso sobre os conceitos, levantamento e processamento de imagens de VANT (Figura 4). O curso envolveu atividades teóricas e práticas (com levantamento e processamento de imagens) sobre o tema, participaram Docentes e Discentes (graduandos e Pós-graduandos) da UFAM.